Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

sábado, 25 de maio de 2013

Em busca da felicidade



A história de cada homem é a história de um peregrino, que procura a felicidade.
Todos, uns conscientemente, outros inconscientemente procuram Deus.

O homem continua buscar a felicidade, mas só a felicidade no encontro com Deus lhe dá a verdadeira paz .
O próprio Jesus nos garante esta felicidade: ”buscai e achareis!“.
Quando falta Deus no caminho da nossa vida, nos nós sentimos sem motivação para enfrentar o sacrifício da caminhada.
Por isso aparecem tantos obstáculos, que fazem tudo para nos afastar desta busca da felicidade.
E logo aparecem tantos “deuses”, tantas tentações, e homem começa a se justificar, relativizar...  e não se encontra em paz; todo tempo continua agitado.
Possui muita riqueza, muitas possibilidades, mas se sente isolado, com medo de ser seqüestrado, traído, abandonado, assassinado e mal falado. Na verdade, o homem sem essa busca cotidiana da verdade, isto é, sem buscar continuamente o encontro com Deus,  não encontra o verdadeiro sentido de ser e de existir.

A busca da felicidade em pertencer totalmente a Deus é uma realidade preciosa, uma realidade que nos mostra a felicidade do Paraíso. O coração humano foi criado para a felicidade e esta felicidade só encontramos em Deus.
Esta felicidade se conquista com sacrifício, com renúncia, com sofrimento.
O nosso coração deve ser entregue totalmente para Deus e deve ser dirigido, orientado por Ele.

Em contínua busca do encontro com Deus procuramos compreender bem como é grande amor de Deus por nós.
Também procuramos amar, dando de si o melhor, libertando-nos de tudo o que paralisa este amor: as nossas paixões, ciúmes, invejas, que dividem e provocam desordem.

Aqui é necessário nos olharmos por dentro, porque só assim somos capazes conhecer a verdade sobre nós mesmos.
Se quisermos pertencer  totalmente a Deus, precisamos eliminar do nosso coração toda malícia, toda erva daninha, todo veneno que o demônio, invadindo a nossa vida, começou bagunçar e deixar-nos amargos, sem coragem para buscar a paz, e felicidade.
Com contínua batalha venceremos e nós nos abandonaremos totalmente em Deus.

Este processo do crescimento espiritual vem da oração como contínua escuta à resposta da fidelidade. Assim, o nosso coração absorve tudo o que produz mais vida em nossa vida: a pureza, honestidade, bondade...
Por isso precisamos ficar atentos, fazer vigilância.
O caminho da Fé exige sacrifício. Sem sacrifício não tem progresso, não tem crescimento, não tem maturidade, nem convicção.

O sacrifício é conquista da verdadeira felicidade!

O caminho não é fácil, mas o caminho é possível para que possamos realizar bem a nossa missão de pertencer totalmente a Deus.
Com todo este esforço, todo o nosso ser atinge seu progresso espiritual, isto é, o amor de Deus penetra dentro da nossa memória, inteligência, vontade.
E esta unidade nos isola dos diversos caminhos, que não nós conduzam na direção da felicidade.
Esta unidade nos conduz na direção de um só caminho: este caminho é o encontro com Deus.
Este caminho é o próprio Deus.

Na abertura total do nosso coração para Deus, aprendemos o que não conseguiriam nos ensinar os maiores mestres da terra durante muitos séculos.
Na abertura do nosso coração o MESTRE DIVINO nos ensina alcançar a felicidade verdadeira e contínua.
Tudo isso só é possível com sacrifício, com contínua confiança. E o nosso coração unido com coração de Deus vive verdadeiramente o seu destino, isto é, a Felicidade Eterna.



Senhor, sou peregrino que busca felicidade.
Senhor, cura-me, liberta-me.
Senhor, no encontro contigo quero conhecer a beleza, que se encontra na realização da tua vontade.
Senhor que o meu caminho possa ser sempre dirigido na fiel escuta, que me leva onde existe o progresso da vida.
Senhor, que eu saiba ouvir, calar, meditar e responder com meu “sim” e a minha fidelidade.
Senhor,  que eu seja capaz de ter a sabedoria,  para que o bem que eu faço ajude aos outros também buscar a Ti, como única vida, caminho e verdade.

Amém


Pe. Jan Zasowski


****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário