Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lembrando da Dona Agostinha de Ubá



No caminho da nossa vida encontramos pessoas especiais, que souberam escrever a história da humanide, com o dom da vida e o dom da fé. Dona Agostinha de Ubá, MG., era uma daquelas pessoas, que souberam vivenciar na prática o seu batismo. 
Por isso, depois de tantos anos, relembrando a grandeza da personalidade da Dona Agostinha, quero partilhar o seu exemplo, que pode servir como inspiração para nós: a nossa vida tem grande valor quando semeamos a bondade, praticando o amor do Evangelho. 
Suas palavras, antes de ir ao encontro do Pai, me marcaram fortemente, tanto na minha memória, como também dentro do meu coração. No meio da dor e sofrimento ela disse: "Estou realizando apenas as ordens de Jesus"!
Que possamos cada dia vivenciar mais profundamente a nossa fé em Jesus Ressuscitado!




São Paulo  nos coloca no clima de esperança dizendo: Os vossos olhos não tinham visto, os ouvidos ouvido, nem  inteligência tinha capacidade de entender, o que Deus preparou para todos aqueles, que realizam na prática da sua vida o mandamento do amor...

O próprio Jesus disse, que Ele é a Ressurreição e a Vida.
Cristo nos prometeu a Vida Eterna. A morte é somente passagem para a eternidade.
A morte é um novo nascimento, depois da dura prova, que é o sofrimento...

Quando a vida é realizada bem, não existe nenhuma forma de medo. Nada nos pode separar do amor de Cristo: Nem a morte, nem as perseguições...  Nada nós separará do amor de Cristo!

Meditando um pouco sobre a vida podemos dizer assim:

A vida é a resposta que damos ao Deus, realizando tudo o que Ele nos confiou.
A vida é amar de tal forma, que outros se sentem amados e valorizados.
A vida é perdoar todas as ofensas contra nós, e as que nós cometemos contra os outros e contra nós mesmos.
A vida é avaliar o nosso modo de agir e de ser.
A vida é calar, quando os outros gritam em voz alta.
A vida é construir mais humanidade entre nós.
A vida é dar e não esperar para receber.
A vida é aceitar a dor e não reclamar.
A vida é ter paciência nos momentos, quando tudo parece estar acabando.
A vida é sempre olhar para o futuro, na esperança que ele possa ser melhor.
A vida é desejo para ser mais perfeito e bom.
A vida é dar resposta para todas as perguntas que surgem no dia a dia.
A vida é confiar, que um dia seremos libertados de toda  tristeza e sofrimento.
A vida é saber destruir o mal e realizar o bem.
A vida é dar ‘sim’,  para o mundo ver que existe alegria, que podemos celebrar sem fim...

Nesta vida existem as pessoas que são como a Luz no caminho dos outros.
Em certo sentido, como a luz da vela: ilumina e também se consome, para dar a claridade onde há trevas; para dar o calor onde ainda existe frio e para se doar totalmente, até o último momento, proporcionando  a segurança no caminho de todos aqueles, que encontramos.

Assim, há pessoas que se tornaram a Luz no caminho dos outros.
Escreveram a história da sua vida no Livro da Vida.

Quando relembro a Dona Agostinha, desde aquele encontro das Missões que teve na Paroquia Barbosa Lage em Juiz de Fora, há nove anos atrás, nunca esqueço essa mulher, que na sua simplicidade, humanidade e bondade, nos mostrou a firmeza no caminho da sua fé.


Ninguém vai esquecer esta serva caminhando pelas ruas de Ubá, para servir aos irmãos enfermos, idosos, para limpar as feridas do corpo e do coração.
Suas palavras sempre foram de consolo e transmitiram grande sabedoria, isto é, foram sempre bem medidas, para nunca ferir, mas ajudar.
Seu olhar puro e bondoso...
Sua pessoa totalmente voltada para o bem, para se santificar e santificar os outros.
O amor no seu coração, que ela transmitia, era o fruto das orações e da obediência em tudo, para realizar a vontade de Deus.

Agostinha mostrou um carinho especial para com os sacerdotes, como ela sempre dizia: Sacerdotes são os filhos prediletos! Ela rezava por todos os sacerdotes do mundo e pedia muito pela sua santificação.

Cristo Eucarístico foi o centro da sua fé.
Em suas mãos, dezenas de rosários oferecidos pelos vivos e falecidos. Ela foi apóstola, missionária, serva do Senhor.
A Palavra do Senhor era para  Agostinha a luz e ela procurou viver e transmití-la nesse caminho de vida.

Agostinha, dentro do seu coração, construiu o santuário. Ela se tornou este santuário, pois cremos, que ela se encontra nesse lugar da Paz, no Santuário Eterno, no banquete dos justos, onde alegria dos santos continua para sempre.

Agostinha não conseguiu grandes títulos deste mundo. Foi uma mulher simples, que serviu, sofreu, sorriu, chorou, amou e deixou para todos o exemplo de um abraço e de um beijo sem traição e de grande maturidade; como ser gente e como viver a fé crista.

O que poderia dizer mais?

Devemos agradecer a Deus por termos uma irmã e amiga   tão especial, autêntica e bondosa, agora fazendo parte daqueles, que estão contemplando o amor e a misericórdia de Deus. É para esse Santuário da Vida que todos nós estamos caminhando através do nosso sacrifício cotidiano e pelo crescimento espiritual, isto é, pela conversão do nosso coração.

Gostaria de transmitir estas palavras para a Comunidade de Ubá, onde Agostinha, nossa querida Irmã, nos deixou a lição da vida, mostrando como deve ser realizada a nossa peregrinação rumo ao Céu.

Saudações em Cristo!
  Pe. João Zasowski

************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário