Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Opinião sobre o chamado



Pe. João !

Eu quero pedir-lhe ajuda; como pode notar, eu penso que encontrei a minha vocação como leigo.
Por isso para assumir esta vocação quero fazer tudo com calma e serenidade possível, dentro das minhas limitações humanas, é claro.
Fale-me, se o meu discernimento é suficiente para esclarecer as coisas e tomar de uma vez por todas, a minha responsabilidade sobre a parte que me cabe na construção do Reino de Deus...
Aguardo por sua resposta.

João Eduardo – São Paulo.

 
Caro João Eduardo!

Agradeço pela confiança que você depositou em  mim.  Ao correr do tempo não lhe consegui responder, pois estou sozinho e o trabalho se tornou intenso, tanto que tenho muita correspondência atrasada.

Sempre eu vi você como uma pessoa que busca na vida um ideal. Que você continue assim. Como você está sempre amadurecendo como pessoa e cristão, diante de você existe um apelo de Deus, isto é, viver a vida e a fé de uma forma mais consciente, dando de si o melhor possível. Nesta busca você está percebendo que Deus-lhe mostra um caminho para viver a vocação leiga.

Com certeza a própria decisão ainda precisa de continuo amadurecimento, pois o passo que colocamos nesta direção precisa constante firmeza de auto-afirmação, que deve ser como um  sinal de Deus neste mundo de hoje, que de certa forma perdeu os valores humanos e cristãos.

Por isso, um leigo cristão que vive sua vocação de uma forma evangélica será um sinal visível  de Deus, quero dizer, será um sinal de contradição que questiona o comportamento de muitos.
Na historia da Igreja há muitos leigos que foram verdadeiros sinais da transformação, tanto na sociedade, como também na própria Igreja. 

Deus nos fala de uma tal maneira, que nós primeiro devemos dar atenção a Ele e aceitar o seu convite, e depois Ele faz o resto. O que importa é ir com coragem para frente, pois o caminho do discípulo de Cristo exige um olhar de otimismo e esperança, apesar das tempestades, provações, etc.

Quando eu escutei que Deus me estava chamando, não tive nenhuma dúvida e aceitei esse chamado com coragem, apesar de ter encontrado vários obstáculos ao longo desta caminhada. A minha fé e convicção confirmam que este projeto, que Deus me confiou, eu nunca posso deixar enfraquecer, e cada vez mais estou convencido, de que semeando o bem posso colaborar na construção  do Reino de Deus. Jamais daria o passo para trás, pois creio que vida tem sentido, quando estamos fiéis à proposta de Deus, que aceitamos e continuamos realizando.

Conhecendo um pouco você, eu sei que você vive inquietações diante das injustiças e conflitos  do mundo, e tudo isso caracteriza as pessoas que têm ideal.
O mundo e a Igreja necessitam das pessoas corajosas, convictas e que sabem o que querem, pois só assim se realiza o plano de Deus.

Seja firme nesta sua perspectiva de viver sua vocação do leigo no mundo e na Igreja e eu continuo rezando por você para que Deus lhe dê bom discernimento e que você seja feliz no seu chamado e na sua resposta.

Abraços!
Seu amigo

 Pe. João Zasowski


 **********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário